terça-feira, 10 de agosto de 2010

Clube inglês proíbe fotos em seu estádio, e jornal recorre às ilustrações


Southampton, da Terceirona, queria obrigar imprensa a usar imagens produzidas por empresa contratada pelos dirigentes

Por GLOBOESPORTE.COM
Plymouth, Inglaterra
Uma briga envolvendo o clube inglês Southampton e a imprensa britânica tem chamado a atenção na Europa. Os dirigentes restringiram o acesso dos fotógrafos ao interior do estádio St. Mary's em dias de jogos da Terceira Divisão local. Essa atitude obrigou o jornal "The Herald Plymouth" a usar a sua criatividade. Em vez de ultilizar as fotos das partidas, o diário optou por fazer ilustrações em suas páginas, para tentar chamar a atenção para o problema.
Dessa forma, "The Herald Plymouth" contratou o cartunista Chris Robinson para representar as fotos, como as da partida na qual o Plymouth Argyle venceu o Southampton por 1 a 0, no estádio St Mary's, no sábado passado. Seus desenhos mostram Luke Summerfield fazendo o gol da vitória.
cartoon1Sem poder contar com as imagens dos seus fotógrafos, o jornal inglês "The Herald Plymouth" fez ilustrações do jogo entre Southampnton e Plymouth Argyle (Foto: AP)

O Southampton queria obrigar os jornais a comprarem imagens oficiais, produzidas por uma empresa contratada. A Sociedade de Editores de Southampton descreveu a decisão como "absolutamente ridícula". Segundo argumento do clube, a medida era para proteger as receitas comerciais do clube derivadas da utilização de suas imagens. Para Bob Satchwell, da sociedade de editores, os jornais são os maiores divulgadores dos clubes.
- Isso é um absurdo. Os jornais sempre fizeram a cobertura. É uma relação que sempre agradou aos dois lados. A cobertura também faz a publicidade para os clubes - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário